etarismo e longevidade na casa alexa - casa inclusiva

A Casa Alexa abriu as portas para debater
etarismo e longevidade

 

Por: Arq. Virginia Rodrigues

 

Recebi pessoalmente o convite da Amazon para uma conversa franca e aberta sobre um tema atual e necessário. Da conversa também participou Cláudia Arruga e tivemos como mediadora Caroline Tamassia, da rádio CBN.


Antes do debate, fomos convidados a visitar todos os ambientes da casa, que através da interface Alexa, revelou a tecnologia instalada, baseada em sensores, controladores de iluminação, motorização de toldos e cortinas, entre outras soluções disponíveis no mercado de automação residencial. 

 

Durante o debate, foi levantada a importância de se discutir moradias para longevidade, visto que na nossa população já temos mais avós do que netos e que, o número de pessoas do grupo 60+ tende a aumentar ainda mais nas próximas décadas, segundo dados do IBGE.
 

A acessibilidade em casa é uma preocupação importante para qualquer faixa etária, mas passa a ser fundamental com o avanço da idade. Justamente para garantir qualidade de vida e autonomia para o público longevo. As tecnologias residenciais aliadas aos assistentes de voz e Inteligência Artificial estavam expostos na Casa Alexa para demonstrar o quanto essas tecnologias são acessíveis e passíveis de implantação imediata. 

Felizmente, avanços na tecnologia e na automação residencial têm permitido melhorias significativas nessa área, proporcionando um ambiente seguro e confortável para todas as faixas etárias.

 

Para o mercado grisalho, a automação residencial oferece uma série de benefícios, como o controle remoto de iluminação, temperatura, sensores especiais, segurança e eletrodomésticos. Isso significa que eles podem ajustar as condições do ambiente de acordo com suas preferências e necessidades, sem a necessidade de esforços físicos excessivos. Além disso, alguns dsses dispositivos podem auxiliar na detecção de quedas ou situações de emergência, notificando imediatamente cuidadores ou serviços de assistência médica.
 

É importante ressaltar que estamos em busca de longevidade com saúde e qualidade de vida, e para isso, precisamos focar na prevenção de acidentes, na antecipação de problemas de saúde e a acessibilidade e a tecnologia são aliados fundamentais para chegar a esse objetivo. 

 

Precisamos pensar no futuro do público longevo e no que realmente importa para aumentar sua qualidade de vida e bem estar, pois na melhor das hipóteses, essas melhorias serão desfrutadas por nós mesmos. 

Discutir e trazer soluções para a longevidade significa refletir sobre nosso próprio futuro e sobre como queremos usufruir nossas próximas décadas de vida.

 

casa alexa e casa inclusiva